Perguntas mais frequentes sobre bolsas

O que é uma bolsa de estudo?
Uma bolsa de estudo é um subsídio de valor monetário variável, atribuído a um estudante por uma entidade pública ou privada, para ajudar total ou parcialmente nos custos de frequência de um curso ou no desenvolvimento de um projeto ou trabalho de investigação.

Uma bolsa de estudo:
Visa contribuir para custear as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar, propinas e outras.

É concedida com base nos critérios de natureza económica (o rendimento do agregado familiar do estudante) ou académica ou de mérito (o aproveitamento escolar do estudante).

Que tipos de bolsas existem?
Existem vários tipos de bolsas de estudo. Mas, as bolsas mais comuns são as bolsas de estudo de mérito e de apoio ao desenvolvimento.

As bolsas de estudo de apoio ao desenvolvimento, também denominadas de natureza económica são aquelas que são concedidas a estudantes cujos agregados familiares não têm rendimento suficiente para custear os seus encargos escolares. Essas bolsas, normalmente, requerem o aproveitamento mínimo de média que varia entre dez a catorze valores.

As bolsas de estudo de mérito, também denominadas académicas são aquelas que são concedidas aos melhores estudantes, aqueles que têm melhor aproveitamento académico. Normalmente, requerem o aproveitamento mínimo de média igual a quinze valores.

Onde é que pode procurar/encontrar uma bolsa?
Todos os anos, há bolsas de estudo nacionais e internacionais a partir de quase todos os países do mundo. As bolsas de estudo podem ser encontradas na Internet, no Instituto de Bolsas, nas Embaixadas, nas empresas públicas e privadas, nas fundações e também nos jornais.

Pesquise na Internet, consulte o instituto de bolsas e as embaixadas, lê jornais. Eu, por exemplo, beneficiei-me de duas bolsas de estudo, uma através do Instituto de bolsas e outra através da Internet.

Procure sempre candidatar-se as bolsas de estudo disponíveis na Internet e fornecidas pelo Instituto de bolsas.

Próximo

Dicamatica - Portugal
Tel: +351 917 241 320
E-mail:dicamatica@gmail.com